Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

1º Workshop Internacional Pesquisas sobre Burocracia: Aspectos Teóricos e Metodológicos

25 de julho de 2022 @ 09:00 - 27 de julho de 2022 @ 17:00

Entre os dias 25 a 27 de julho, o Núcleo de Estudos da Burocracia organiza o “1º Workshop Internacional Pesquisas sobre Burocracia: Aspectos Teóricos e Metodológicos“, na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas! O evento, voltado para o público acadêmico, une discussões teóricas e aspectos práticos relacionados à pesquisa sobre burocracia de nível de rua, com o objetivo de avançar a qualidade da produção nacional sobre o tema.

O evento se divide em três formatos diferentes: seminários abertos, workshops de métodos e clínicas de pesquisa. Para estas atividades, contaremos com a contribuição de dois convidados com larga experiência em pesquisas sobre burocracia: Roberto Pires, do IPEA (Brasília, BR), e Martin Williams, Blavatnik School of Government (Oxford, UK). Ambos guiarão workshops de métodos, em que apresentam pesquisas e discutem suas escolhas metodológicas, e em seguida propõem exercícios visando o aprimoramento dos desenhos das pesquisas dos participantes. Além disso, os convidados também acompanharão as clínicas de pesquisa, nas quais os participantes discutem e avaliam seus projetos de pesquisa e artigos de colegas, divididos em grupos, de acordo com a afinidade temática.

25 de julho
9h00-12h00
Seminário com Martin Williams Blavatnik School of Government (Oxford, UK)
“History of performance-oriented civil service reform in six countries in Africa”

14h00-17h00
Seminário “Autonomia, discriocionariedade e eficiência” (a confirmar)

26 de julho
9h00-12h00
Workshop de métodos com Martin Williams “Studying bureaucracy across different countries”
(24 vagas presenciais, em inglês)

14h00-17h00
Clínicas de pesquisa (24 vagas presenciais)

27 de julho
9h00-12h00
Workshop de métodos com Roberto Pires (IPEA) “Pesquisa com burocracia de diferentes níveis” (24 vagas presenciais)

14h00-17h00
Clínicas de pesquisa (24 vagas presenciais)

Para participar do “1º Workshop Internacional Pesquisas sobre Burocracia: Aspectos Teóricos e Metodológicos”, é preciso preencher o formulário de inscrição online até o dia 18 de julho de 2022. No formulário, é preciso indicar se há interesse em participar presencialmente dos seminários (no dia 25 de julho) e/ou dos workshops e clínicas (nos dias 26 e 27 de julho), ou apenas acompanhar os seminários via transmissão online. As inscrições e a participação no evento são gratuitas, mas os custos envolvidos com deslocamento, hospedagem e alimentação são de responsabilidade dos participantes.

INSCREVA-SE AQUI

Para participar dos workshops e clínicas, é necessário enviar para o email nucleoburocracia@gmail.com, até o dia 18 de julho, um resumo expandido (até 1.500 palavras) de um projeto de pesquisa ou artigo que aborde a temática da burocracia. Se a inscrição for aprovada, a pessoa participante será alocada em uma das salas das clínicas, com 4 grupos de 3 pessoas formados por afinidade temática. Até o dia 20 de julho, os trabalhos recebidos serão distribuídos para os demais participantes do grupo, que se responsabilizarão por levarem comentários e sugestões no dia das clínicas de pesquisa.

O 1º Workshop Internacional Pesquisas sobre Burocracia: Aspectos Teóricos e Metodológicos tem como objetivos principais: potencializar a rede de pesquisas sobre burocracia, incorporando novos pesquisadores nacionais e internacionais; alavancar a proposta de pesquisa internacional, permitindo discussão de diferentes casos dos países e pesquisas em elaboração; produzir, a partir das discussões, contribuição para a literatura sobre os desafios metodológicos e teóricos da pesquisa sobre burocracia; e potencializar o nome da FGV como um espaço internacional de discussão dessa temática que está em voga e que tem ganho bastante espaço no Brasil e fora dele.