Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Tortura: por que ainda existe?

24 de junho de 2022 @ 10:00 - 12:00

No dia 24 de junho, às 10h, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), órgão do Ministério Público Federal (MPF), promoverá o Webinário Tortura: por que ainda existe? O evento em alusão ao Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura faz parte do Projeto Encontros da Cidadania.

Abertura – Carlos Alberto Vilhena – procurador federal dos Direitos do Cidadão

Expositores:

Ivan Seixas – jornalista, ex-preso político torturado e filho de preso político torturado e desaparecido pela ditadura

Vera Paiva – professora da USP, filha de preso político torturado e desaparecido pela ditadura

Debatedores:

Rildo Marques – advogado, especialista e mestre em Políticas Públicas e Gestão de Segurança Pública pela PUC-SP, ex-presidente do Condepe no Estado de São Paulo

Paulo Abrão – professor visitante da Brown University; diretor executivo do Washington Brazil Office; ex-diretor executivo da Comissão Interamericana de Direitos Humanos e ex-secretário nacional de Justiça

Moderadores:

Eugênia Augusta Gonzaga – procuradora regional da República – PRR 3ª Região e coordenadora do Grupo de Trabalho Direito à Memória e à Verdade

Helder Magno – procurador da República – PR/MG e coordenador do Grupo de Trabalho Prevenção e Combate à Tortura da PFDC

“A tortura visa aniquilar a personalidade da vítima e negar a dignidade inerente ao ser humano”. Assim a Organização das Nações Unidas (ONU) descreve aquilo o que considera um crime contra a humanidade, definindo a data de 26 de junho como o “Dia Internacional em Apoio às Vítimas de Tortura”. Em alusão essa data, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) promove na sexta-feira (24), às 10h, o webinário “Tortura: por que ainda existe?”, no intuito de conscientizar a sociedade e fomentar o combate a toda forma de violência.

O evento é uma iniciativa conjunta de dois Grupos de Trabalho (GTs) da PFDC: Memória e Verdade; e Prevenção e Combate à Tortura e integra o projeto Encontros da Cidadania, que vem reunindo especialistas, acadêmicos, operadores do direito e representantes da sociedade civil em temáticas ligadas à defesa dos direitos humanos.

Como expositores, foram convidados para participar do webinário a professora da USP Vera Paiva, filha de Rubens Paiva, e o jornalista Ivan Seixas, vítima de tortura e filho de Joaquim Alencar de Seixas – militante político morto na ditadura.

O webinário também contará com dois debatedores: o advogado Rildo Marques e o professor Paulo Abrão. Marques é especialista e mestre em Políticas Públicas e Gestão de Segurança Pública pela PUC-SP, tendo ocupado o cargo de presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) no Estado de São Paulo. Já Abrão é docente visitante da Brown University e diretor executivo do Washington Brazil Office, já foi secretário nacional de Justiça e secretário executivo da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

A abertura do webinário será feita pelo procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena. A moderação será compartilhada entre a procuradora regional da República Eugênia Augusta Gonzaga e o procurador da República Helder Magno da Silva, que são, respectivamente, coordenadores dos GTs Memória e Verdade, e Prevenção e Combate à Tortura.

Crimes de tortura – Para a PFDC, a tortura trata-se de mais um triste legado da ditadura que vigorou no Brasil entre 1964 e 1985. No Brasil, a Lei nº 9.455/1997 definiu, como crimes de tortura, o constrangimento a alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental; bem como submeter alguém, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter preventivo.

Como participar – Transmitido pelo Canal MPF no YouTube (www.youtube.com/canalMPF), o evento é aberto para qualquer interessado.

Para receber o certificado, é preciso se inscrever em:  www.sympla.com/pfdcmpf e preencher lista de presença durante o evento. Ao fazer sua inscrição, você será sempre alertado diretamente dos próximos eventos promovidos pela PFDC.

Detalhes

Data:
24 de junho de 2022
Hora:
10:00 - 12:00
https://www.sympla.com.br/tortura-por-que-ainda-existe__1617101

Organizador

Ministério Público Federal
Telefone:
(61) 99319-4359
Ver site do Organizador