
E se a Pandemia Acontecesse Hoje? O Mundo Está Mais Preparado do que Há Cinco Anos?
11 de março @ 14:00 - 16:00

O debate “E se a Pandemia Acontecesse Hoje? O Mundo Está Mais Preparado do que Há Cinco Anos?”, realizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP no dia 11 de março, das 14h às 16h, contará com a participação da Professora Deisy Ventura, do Programa de Pós-graduação em Saúde Global e Sustentabilidade da FSP-USP.
Com a presença de destacados cientistas, o encontro inaugura o ciclo “Resiliência Global: Estratégias para a Próxima Pandemia”. O objetivo é discutir os avanços da Organização Mundial da Saúde (OMS) na preparação para futuras pandemias, incluindo as emendas ao Regulamento Sanitário Internacional.
Os debatedores analisam consensos e dissensos das negociações multilaterais, sob a ótica do Sul Global e a abordagem brasileira baseada no Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, abordam a coordenação multissetorial, com foco em transparência, diretrizes claras e comunicação eficaz, além da necessidade de conexões institucionais e internacionais para detecção precoce e resposta rápida a urgências.
Essa palestra é a primeira do ciclo “Resiliência Global: Estratégias para a Próxima Pandemia”, organizado pelos professores Anna Levin (FM-USP), Deisy Ventura (PPG em Saúde Global e Sustentabilidade da FSP-USP), Eliseu Waldman (FSP-USP), Ester Sabino (FM-USP), Lorena Barberia (FFLCH-USP), Nelson Gouveia (FM-USP), Maria Amélia Veras (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo), Roseli de Deus Lopes (IEA e POLI-USP) e Silvia Figueiredo Costa (FM-USP).
Local: IEA-USP – sala Alfredo Bosi. Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo.
Inscrições para o evento presencial aqui.
Transmissão ao vivo gratuita e sem necessidade de inscrição no canal do IEA no YouTube.