Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Seminário Humanidade em Tempo de pandemia é A Rede de Pesquisa Solidária e as políticas públicas de combate à pandemia

5 de agosto de 2020 @ 18:00 - 18:30

No começo de agosto, completa-se mais de 130 dias de isolamento social e quarentena por causa do novo coronavírus (Covid-19). Quando tudo isso começou, a maioria das pessoas não imaginava que no oitavo mês do ano ainda estaríamos nesta situação e discutindo se a doença é grave ou apenas uma “gripezinha”, por exemplo.

Por isso, o tema do próximo Seminário Humanidade em Tempo de pandemia é A Rede de Pesquisa Solidária e as políticas públicas de combate à pandemia, e contará com a apresentação dos professores com Glauco Arbix e João Paulo Veiga, dos Departamentos de Sociologia e de Ciência Política, para fazer uma análise e um balanço deste período. O evento será realizado no dia 5 de agosto, quarta-feira, às 18h, ao vivo, e transmitido pelo canal da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP no YouTube.

Rede de Pesquisa Solidária é uma iniciativa de pesquisadores para calibrar o foco e aperfeiçoar a qualidade das políticas públicas dos governos federal, estaduais e municipais que procuram atuar em meio à crise da Covid-19 para salvar vidas. O alvo é melhorar o debate e o trabalho de gestores públicos, autoridades, congressistas, imprensa, comunidade acadêmica e empresários, todos preocupados com as ações concretas que têm impacto na vida da população. Trabalhando na intersecção das Humanidades com as áreas de Exatas e Biológicas, trata-se de uma rede multidisciplinar e multi-institucional que está em contato com centros de excelência no exterior, como as Universidades de Oxford e Chicago.

Três docentes da FFLCH estão na coordenação. A professora Lorena Barberia, do Departamento de Ciência Política, está na coordenação científica; e os professores Arbix e Veiga, já citados acima, estão na coordenação geral da pesquisa – que contém outros pesquisadores também. São mais de 40 pesquisadores e várias instituições de apoio que sustentam as pesquisas voltadas para acompanhar, comparar e analisar as políticas públicas que o governo federal e os Estados tomam diante da crise.

A divulgação dos resultados das atividades está sendo feita semanalmente através de um boletim, desde o dia 10 de abril, e já está na 17ª edição, elaborado pelos professores da FFLCH.

Detalhes

Data:
5 de agosto de 2020
Hora:
18:00 - 18:30
https://www.youtube.com/uspfflch1