“Falhamos em não ensinar e viver uma cultura preventiva na Universidade”

Para Lorena Barberia, cientista política e analista de políticas públicas na crise de covid-19, resposta da instituição às pandemias ainda tende a ser emergencial em caso de nova pandemia

“No caso da USP, deveríamos pensar em qual será o nosso plano como Universidade para a próxima emergência. Precisaríamos estar discutindo isso agora”, afirma. Confira abaixo os principais trechos da entrevista ao JC:

JC: Durante a pandemia, um dos muitos desafios era lidar com o ambiente de desinformação. Cinco anos após o começo da pandemia, quais marcas essas situações deixaram no Brasil?

Lorena: Mesmo após cinco anos, nós, como sociedade, ainda não produzimos realmente uma avaliação das lições aprendidas. Para diferentes grupos, há diferentes interpretações de quais foram os aprendizados. O problema é que nós não temos uma leitura muito clara, porque foi um momento muito complexo e longo.

Continue lendo em: https://www.jornaldocampus.usp.br/index.php/2025/05/falhamos-em-nao-ensinar-e-viver-uma-cultura-preventiva-na-universidade/