Pesquisa alerta para que se evite fazer relações superficiais entre ideologia e mortes por covid

Cientistas encontraram problemas metodológicos em estudos que buscaram relacionar voto em Jair Bolsonaro em 2018 com os números da pandemia.

O conceito de ideologia possuiu múltiplos significados construídos historicamente. Hoje, pela definição do filósofo italiano Norberto Bobbio, o termo é mais conhecido como um conjunto de ideias e valores filosóficos, políticos e sociais que caracterizam o pensamento e orientam as ações de um indivíduo, sociedade, grupo, movimento ou período histórico. Durante a pandemia de covid-19, observou-se o descumprimento das medidas sanitárias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por grupos que apoiavam o presidente Jair Bolsonaro. A partir disso, diversos estudos buscaram relacionar o número de casos e mortes da doença com a ideologia dos indivíduos. Para estudiosas que acompanharam alguns destes trabalhos, a tarefa não é tão simples, e a falta de rigor na pesquisa pode levar a conclusões erradas.

Continue lendo em: https://jornal.usp.br/ciencias/pesquisa-alerta-para-que-se-evite-fazer-relacoes-superficiais-entre-ideologia-e-mortes-por-covid/