Para que criamos a Rede

A Rede de Pesquisa Solidária em Políticas Públicas e Sociedade desde março de 2020 busca contribuir para calibrar o foco e aperfeiçoar a qualidade das políticas públicas dos governos federal, estaduais e municipais que procuram atuar em meio à crise da COVID-19. Pensando em salvar vidas, ao longo da pandemia da COVID-19, a Rede aprimorou sua missão. Hoje, a Rede se dedica a produzir dados e analisar políticas públicas intersetoriais e multiníveis com impacto na saúde das populações e das pessoas afetadas pelos determinantes sociais e pela desigualdade e que juntos produzem maior vulnerabilidade à infecção pelo vírus SARS-Cov 2 e o adoecimento por Covid-19.

O objetivo é subsidiar a tomada de decisões na gestão pública por meio de evidências para qualificar o debate na comunidade acadêmica, imprensa e sociedade. A Rede se baseia nos princípios da universalidade, integralidade, equidade e participação social, que contribuem para a redução das desigualdades sociais e o enfrentamento dos seus impactos sociais por políticas públicas.

O nosso trabalho é pautado no rigor no tratamento dos dados, guiados pela transparência e a ética da pesquisa, assumindo o compromisso com a objetividade e a comprovação que os métodos científicos nos oferecem.

Para isso, a rede conta com uma equipe multiprofissional, interdisciplinar, multi-institucional de universidades no Brasil incluindo a Universidade de São Paulo, a Fiocruz, a Universidade Federal de Santa Catarina, a Universidade de Brasília e Universidade Federal de Alagoas e está em contato com centros de excelência ao longo do país e no exterior, como a Universidade de Oxford (Reino Unido), a CONICET (Argentina), a Universidade de Harvard, a Universidade de Tulane e a Universidade Texas A&M (EUA).

Assim, acreditamos que a fusão virtuosa de saberes, técnicas e práticas locais é o caminho mais adequado para enfrentar desafios que aprofundam as desigualdades, produzem a saúde ou adoecimento de milhões de pessoas, assim como geram impactos na economia, no mundo da política e têm potencial para evoluir rumo a uma crise social.

Quem somos

Somos cientistas políticos, sociólogos, sanitaristas, psicólogos, médicos e economistas, entre outras disciplinas, estudantes, professores e pesquisadores preocupados com o curso das crises sindeêmicas no mundo e em nosso país marcado por desigualdades estruturais.

Precisamente por isso, colocamos nossas energias e dedicação no levantamento criterioso de dados, na geração de dados e informação de qualidade, na criação de indicadores e na elaboração de modelagens matemáticas e estatísticas. Tais modelagens e estatísticas visam acompanhar, indicar gargalos e identificar o que pode ser melhorado nas políticas públicas e nas respostas no controle social.

O desafio é enorme, mas é especialmente entusiasmante. E jamais seria realidade se não fosse a contribuição generosa de instituições parceiras e de agências de financiamento de pesquisa, que responderam rapidamente às nossas solicitações e apelos. A todos os que nos apoiam, nosso agradecimento

Nossa equipe

Comitê de Coordenação

Alexandra Boing (Universidade Federal de Santa Catarina)
Ian Prates (CEBRAP, Social Accountability International)
Lorena Barberia (USP)
Luciana Da Conceição Farias Santana (Universidade Federal de Alagoas)
Tatiane C. Moraes de Souza (Fiocruz)
Ursula Dias Peres (Professora, EACH/USP)
Vera Silvia Facciolla Paiva (Professora Titular, Instituto de Psicologia, USP)

Coordenação Científica

Lorena Barberia

Editores do Boletim

Lorena Barberia
Vera Silvia Facciolla Paiva

Conselho Consultivo

Alexandre Schneider (Instituto Singularidades)
Alvaro Comin (USP)
Arachu Castro (Tulane University)
Diogo Ferrari (University of California, Riverside)
Eduardo J. Gómez (Institute of Health Policy & Politics, Lehigh University)
Ester Sabino (USP)
Fernanda Campagnucci (Open Knowledge Brasil)
Flavio Cireno Fernandes (Fundação Joaquim Nabuco)
Guy D. Whitten (Texas A&M University)
Márcia Lima (USP e AFRO-Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial)
Marta Arretche (USP e Centro de Estudos da Metrópole-CEM)
Nésio Fernandes (Secretaria de Saúde, Espírito Santo)
Paulo Artaxo (USP)
Renata Bichir (USP e CEM)
Silvia Figueiredo Costa (USP)

Comunicação

Claudia Ranzini (Fajardo Ranzini Design)
Paulo Scarpa (Ó Editorial traduções acadêmicas e literárias)
Luiz Lopes (Pantanal Digital)

Doações e contato

Envie um e-mail para redepesquisasolidaria@gmail.com