Brasil ODS | Vacinação no Brasil

O Brasil está passando por um período de retrocesso na vacinação infantil entre 2019 e 2021, aponta um relatório do fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), publicado em abril de 2023. O estudo alerta que 1,6 milhões de crianças não receberam nenhuma dose da vacina tríplice bacteriana.

O Ministério da Saúde incluiu a vacinação contra a COVID-19 no Programa Nacional de Imunização (PNI), tornando a aplicação obrigatória no caderno de vacina dos 6 meses até os 5 anos de idade a partir de 2024. Caso a vacina não seja aplicada, há previsão legal de multas e até perda de benefícios sociais, como o Bolsa Família.

O tema da vacinação no Brasil é um desafio para diferentes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre eles o número 3 da Agenda 2030 da ONU, que diz respeito à saúde e ao bem-estar.

Para refletir sobre a vacinação no Brasil, recebemos no Brasil ODS desta quinta-feira (07/12), Lorena Barberia, professora do Departamento de Ciência Política da USP e Coordenadora Científica da Rede de Pesquisa Solidária em Políticas Públicas & Sociedade; e Jorge Kalil, médico, imunologista, membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Nacional de Medicina. Participou como membro da COVAX, comitê da OMS, GAVI e CEPI para aceleração das vacinas COVID.

O Brasil ODS – Observatório no Brasil Atual é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas às quintas-feiras, às 16h, pela Rádio Brasil Atual.

A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.

O programa conta com o apoio da Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

A apresentação foi do jornalista Joel Scala.