Um ano da Coalizão Pela Vida: a gestão catastrófica da pandemia de Covid-19 no Brasil

A Coalizão pela Vida celebrou um ano de existência com a realização de um evento online em 19 de maio de 2022 sobre os impactos nefastos da pandemia de Covid-19 no Brasil.

Contamos com brilhantes exposições de três pesquisadoras brasileiras – Marcia Castro (Harvard), Lorena Barberia (USP) e Claudia Fegadolli (Unifesp). As três vêm desenvolvendo importantes estudos sobre os efeitos perversos da pandemia, que afetou desproporcionalmente as populações de baixa renda, negra, indígena e de menor escolaridade.

Assista aqui:

Gostaríamos de fazer os seguintes agradecimentos:

Maria José Menezes (moderadora da live) – Bióloga, Mestre em Patologia Humana pela UFBA/Fiocruz, ativista do Movimento Negro e representante da Coalizão Negra por Direitos na Coalizão pela Vida.

Marcia Castro, Professora de Demografia, Chefe do Departamento de Saúde Global e População da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard (EUA) e integrante do Observatório Covid-19 BR.

Lorena Barberia, professora do Departamento de Ciência Política da USP, Coordenadora Científica da Rede de Pesquisa Solidária em Políticas Públicas e Sociedade (RPS) e integrante do Observatório Covid-19 BR.

Claudia Fegadolli, Professora da Unifesp, onde integra o Laboratório de Saúde Coletiva (Lascol) e coordena no território Diadema a pesquisa “Vulnerabilidades e Reinvenções na Pandemia de Covid-19”.

Apoio técnico-operacional:

Associação Profissão Jornalista (APJor) – Disponibilizou sua conta no Zoom e transmitiu a live ao vivo em seu canal no YouTube.

Fabio Soares – Jornalista, dirigente da APJor e do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, onde coordena a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira), e voluntário do grupo de comunicação da Coalizão pela Vida.

Belita Cermelli – Educadora e gestora de projetos no terceiro setor, é diretora do Programa Educativo da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).

Eunice Gaspar – Graduada em Letras pela USP, é professora de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.