Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Encontros EDESP: Determinantes e Dinâmica Psicossocial do Sofrimento Mental de Adolescentes e Jovens

29 de setembro de 2022 @ 10:30 - 12:30

Objetivo

Trazer dados e informações de pesquisas sobre determinantes e dinâmica psicossocial do sofrimento mental de adolescentes e jovens, principalmente em tempos de pandemia, para promover a conscientização, a reflexão, o debate e o aperfeiçoamento das ações de prevenção da ideação suicida no cotidiano de trabalho da assistência e do desenvolvimento social.

 

Palestrantes

– Marcos Roberto Vieira Garcia. Psicólogo e Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) onde é pesquisador filiado ao Núcleo de Estudos para a Prevenção da Aids (NEPAIDS/USP). Como professor do Departamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) – Campus Sorocaba, coordena o Grupo de Pesquisa “Saúde Mental e Sociedade”. Também coordena o Centro de Referência em Educação na Atenção ao Usuário de Drogas da região de Sorocaba (CRR-Sorocaba).

– Vera Paiva. Professora Titular do Departamento de Psicologia Social, cofundadora e coordenadora do Núcleo de Estudos para Prevenção da Aids (NEPAIDS/USP) da Universidade de São Paulo. Foi professora da Columbia University e da Brown University e consultora da OMS, UNAIDS e UNESCO em questões de sexualidade e prevenção, como Presidente da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (Conselho Federal de Psicologia/CFP). Membro Eleita do Conselho Nacional de Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos do Brasil, representando a sociedade civil.

 

Mediação

 – Tatiane C Moraes de Sousa. Pós-doutoranda da Universidade de São Paulo (USP), Doutora e Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz). Pesquisadora colaboradora da Fundação Oswaldo Cruz e integrante da Rede de Pesquisa Solidária.

– Prof. David Araujo Campos. Diretor da Escola de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, EDESP. Mestrando em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo, EACH-USP.

 

Informações gerais:

Público-alvo: trabalhadores (as) da rede de assistência e desenvolvimento social
Data de realização: 29/09/2022 (quinta-feira)
Horário: 10h30 às 12h10
Ambiente de interação: Canal YouTube da EDESP

LINK PARA INSCRIÇÕES: bit.ly/insc-setembroamarelo-sp

Contamos com sua participação on-line!

Detalhes

Data:
29 de setembro de 2022
Hora:
10:30 - 12:30
bit.ly/insc-setembroamarelo-sp