Medidas mais drásticas podem ser saída para crise da covid-19

Lorena Barberia explica que as ações consideradas rígidas no Brasil são tidas como moderadas lá fora e que flexibilizar agora pode agravar a situação

O Estado do Maranhão foi o primeiro do Brasil com municípios da região metropolitana de São Luís (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) a decretar lockdown, ou seja, bloqueio total dos serviços não essenciais. A medida entrou em vigor nesta terça-feira (5), após determinação judicial da última quinta-feira (30). A decisão é a mais dura tomada como política pública no País e já foi adotada em diversos países do mundo. A nota técnica número 4 da Rede Solidária de Pesquisa traça perspectivas de melhores políticas públicas como esta, indicando, por exemplo, que flexibilização sem critérios pode agravar a pandemia no Brasil.

Confira a entrevista do Jornal da USP no Ar com Lorena Barberia, professora do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e coordenadora científica da Rede Solidária de Pesquisa.